Antonio Ruiz Filho graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1984, desde então se dedicando, de forma exclusiva e ininterrupta, à advocacia criminal.
Foi estagiário e advogado na banca do criminalista Tales Castelo Branco durante 14 anos (1983/1997), para depois fundar o escritório Ruiz Filho Advogados.
Atuou em inúmeras causas criminais, das mais elementares às de maior complexidade, sobre os mais diversos temas abrigados pelo Direito Penal, quase sempre pela defesa, mas também pela acusação.
Nas entidades de classe, foi conselheiro, diretor e presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); diretor, por duas gestões, do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); conselheiro estadual, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas e diretor da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), onde foi eleito para dois mandatos. No período em que ocupou a diretoria da OAB/SP também presidiu a 4ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina (exercendo ainda a função de Corregedor em Segunda Instância) e a Comissão para escolha do Quinto Constitucional. Atualmente é Diretor de Comunicação Social da Federação Nacional dos Advogados (FeNAdv) e presidente da Comissão de Defesa da Democracia e de Prerrogativas da mesma entidade.
Lecionou Ética na Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP) e foi professor assistente convidado de Processo Penal na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Escreve artigos para publicações especializadas.