RF Recomenda: Anatomia de uma queda (2023)

19 de abril de 2024

Indicamos, noutra edição da nossa newsletter, o filme de 1960 “O vento será tua herança”, ainda em preto e branco, protagonizado pelo magistral Spencer Tracy (que interpreta o grande criminalista norte-americano Clarence Darrow), um clássico do passado.

Desta vez, a indicação é de filme recente, que concorreu ao Oscar, e que pode ser assistido em canal fechado, “Anatomia de uma queda”, dirigido por Justine Triet (2023), protagonizado pela premiada atriz alemã Sandra Hüller.

O enredo se passa em local afastado nos Alpes, em que Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, vivem com o filho de 11 anos do casal, numa relação matrimonial tumultuada. Samuel é encontrado morto em circunstâncias estranhas e a polícia passa a suspeitar de um homicídio, de que Sandra se torna a principal investigada, sendo submetida a julgamento pelo Júri. A relação da acusada com a defesa também oferece passagens interessantes.

É mais um intrigante e muito bem realizado “filme de tribunal”, criando dúvidas sobre a autoria do suposto crime, e que, de forma característica, apresenta reviravoltas surpreendentes e ambiguidades, levando o espectador a tirar suas próprias conclusões sobre os fatos. Diversão garantida para os aficionados do gênero.

Cabe lembrar que, entre nós, os crimes dolosos (intencionais) contra a vida vão a Júri popular, cujas decisões são consideradas soberanas, conforme a Constituição (art. 5º, inciso XXXVIII, alínea “c”, da CF), podendo ser anuladas apenas quando há falha formal, que implique prejuízo a uma das partes ou quando a decisão for manifestamente contrária à prova dos autos (art. 593, inciso III, alínea “d”, do Código de Processo Penal), casos em que um tribunal togado apenas poderá mandar o acusado a novo julgamento, sem ingressar no mérito da causa.