RF Recomenda: O Vento Será Tua Herança (1960)

15 de dezembro de 2023


Por Antonio Ruiz Filho

Originado da peça de teatro Inherit the Wind (J. Lawrence e Robert E. Lee, 1951), sobre história real ocorrida em 1925 nos EUA, o filme retrata rumoroso caso judicial que se tornou mundialmente conhecido como "O Julgamento do Macaco", em que se pretendia a condenação de um jovem professor de biologia da escola pública na escaldante cidade de Dayton, no Tennessee. O crime que o levou à prisão teria sido ensinar a teoria da evolução de Darwin, o que era proibido naquele Estado pela lei Butler's Act. O filme é de 1960, ainda em preto e branco, sendo posteriormente refilmado. 

No plenário do Júri, onde se desenvolve quase toda a trama com ardentes debates, de um lado William Jennings Bryan, membro do Congresso Americano, Secretário de Estado e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, como Matthew Harrison Brady (Fredric March), um religioso fundamentalista responsável pela acusação, enquanto o mais destacado advogado criminalista daqueles tempos, o grande Clarence Darrow, reconhecido defensor de direitos civis, no filme com o nome de Henry Drummond (Spencer Tracy) – segundo consta patrocinado pela American Civil Liberties Union (ACLU) –, foi responsável pela defesa.

O julgamento durou 11 dias e teve ampla divulgação na imprensa da época, a cargo do jornalista E. K. Hornbeck, do Baltimore Herald, sendo o primeiro caso a ser transmitido pelo rádio em solo americano. 

A defesa, impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas em favor da teoria da evolução, o que lhe retiraria todas as chances de sucesso no julgamento, provoca uma reviravolta com inusitada convocação para depor, exatamente o que fornece o argumento para a sua tese.

Spencer Tracy (de “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”) e Fredric March dão verdadeiro show de interpretação, de que também participa Gene Kelly (de “Cantando na Chuva”). É um clássico entre os melhores filmes de tribunal.